Crianças e adolescentes em situação de rua e acolhimento institucional: construindo estratégias de territorialização afetiva (Cópia) 31-01-2024
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Coordenador :
SÔnia Maria Dantas Berger
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401502.2258.198453.20022024
Departamento/Setor:
MPS
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Crianças e adolescentes que vivem processos de vulnerabilizantes, que estão em situação de rua, nas ocupações, nos acolhimentos institucionais; educadores e profissionais que lidam com as crianças nos centros de atendimento/acolhimento em saúde, educação e assistência social e em pontos de cultura ; alunos de graduação da UFF nos cursos de Medicina, Psicologia, Educação, Nutrição, Serviço Social e da pós-graduação em Saúde Coletiva e Psicologia; professores e técnicos dos Instituto de Saúde Coletiva e de Psicologia , das Faculdade de Nutrição e Educação, da Escola de Serviço Social e da PROEX/UFF ; moradores do entorno das praças e abrigos; familiares, gestores e/ou profissionais que que planejam e/ou implementam as políticas públicas municipais de Niterói, em especial os que estão envolvidos no Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes e/ou que articulados via projetos ou convênios como o Programa TEAR UFF Educação e PDPA( Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados ); técnicos e usuários das Bibliotecas Populares ; operadores do direito e representantes dos movimentos sociais e ongs que atuam na área da infância e juventude em Niterói Por meio do desenvolvimento da Campanha Municipal- É preciso uma cidade inteira para cuidar de uma criança - almejamos envolver gestores municipais, movimentos sociais e a população Niteroiense como um todo.
Local de atuação:
-Praças, abrigos, cinema, ruas, museus, bibliotecas Parque e Populares, Campi da Universidade(UFF); - Instituições públicas de saúde, educação, assistência social e cultura de Niterói; - Salas google meet ; classroom; zoom
Objetivo
1- Mapear a situação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Município de Niterói; 2- Desenvolver ações de sensibilização no território e o fortalecimento de redes de cuidado mais inclusivas para crianças e adolescentes em situação de rua e de acolhimento institucional; 3- Identificar e/ou construir e implementar estratégias e ações que ampliem as possibilidades de vinculação e acesso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade à rede de proteção; 4- Colaborar para a qualificação do debate sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade entre a universidade, as redes socioassistencial, de saúde, educação e a sociedade em geral; 5- Garantir uma formação crítica e diferenciada de futuros profissionais da saúde, educação e assistência social na área dos direitos de crianças e adolescentes;
Resumo
Embora as últimas décadas tenham sido de conquistas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, o fato é que o efeito da lei por si só, não é suficiente, nem se converte diretamente em políticas de atendimento ou no fortalecimento da rede de proteção social, principalmente para as que estão em situação de rua. Sendo assim, pelo entendimento que entre a afirmação da defesa da garantia de direitos, os marcos legais e as ofertas de serviços voltados ao cuidado e a proteção de crianças e adolescentes estão situados profissionais de diferentes áreas de formação nasce a presente proposta. Do encontro entre docentes, discentes e profissionais das políticas de saúde, educação e assistência social, envolvendo ainda instituições não governamentais do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Niterói, passa a existir a necessidade de intervenções nos territórios para a produção de novos diálogos com essas crianças e adolescentes e de práticas menos excludentes, apostando-se na rua como espaço do cuidado. Entre outros objetivos buscar-se-á desenvolver atividades de sensibilização, por meio de oficinas e outras atividades lúdico-participativas em praças, abrigos, entre outros locais frequentados pelas crianças, ações permanentes que colaborem para a construção de vínculos positivos entre as mesmas e seus cuidadores/educadores, quer seja nas instituições que frequentam, quer seja nos demais espaços públicos em que se encontrem. Por fim, almeja-se qualificar o debate sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, entre a universidade, as redes socioassistencial, de saúde, educação e a sociedade em geral.