Montando um laboratório didático de Física e Ciências na Escola Estadual Deodato Linhares em Miracema
Enviar um e-mail
Coordenador :
Luciano Gomes de Medeiros Junior
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401597.2258.109126.02022024
Departamento/Setor:
PEB
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Professores de Física e Ciências e alunos do Escola Estadual Deodato Linhares em Miracema, além dos discentes dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências Naturais.
Local de atuação:
Escola Estadual Deodato Linhares em Miracema, RJ
Objetivo
Reativar o laboratório, totalmente abandonado, da Escola Estadual Deodato Linhares em Miracema, revisando os kits experimentais já existentes e adaptando o laboratório para que possa também ser utilizado na confecção de novos experimentos com materiais de baixo custo e sucatas. Pretendemos, com isso, desmistificar o Ensino de Física e Ciências na escola e inserir o estudante da graduação em Licenciatura de Ciências Naturais e de Física dentro da sala de aula, mostrando-o desde já a importância dos experimentos na contextualização de alguns conceitos. Para esse fim, temos como objetivos específicos para os alunos discentes do projeto: • Aprender a rotina de um Laboratório Didático de Física e Ciências; • Confeccionar manuais e colocar em funcionamento os experimentos dos kits didáticos já existentes; • Aprender a confeccionar experimentos de Física e Ciências com materiais de baixo custo, pois assim poderão utilizá-los em escolas com escassez de recursos financeiros; • Perceber a importância de se utilizar pequenos experimentos em suas aulas e como essa prática poder contextualizar melhor os conceitos trabalhados em sala; • Verificar, desde já, as dificuldades encontradas pelos alunos da Educação Básica em determinados conceitos e fenômenos e substanciar meios para solucioná-las.
Resumo
Não é fácil ensinar Ciências, Física, Química e Biologia aos jovens que estudam na rede pública de ensino. Nessas disciplinas os professores têm apenas dois tempos semanais para cumprir uma ementa complexa e que na maioria das vezes é mal assimilada pelos alunos, já que em muitas escolas não existem laboratórios de Ciências que certamente facilitariam a aprendizagem de alguns conceitos. A maioria delas tem somente laboratório de Informática que, por vezes, não cumprem o papel esperado para um laboratório, uma vez que os professores não recebem treinamento adequado para a utilização de softwares didáticos, fazendo com que os alunos utilizem apenas ferramentas de texto ou a internet apenas como lazer, sem nenhuma proposta pedagógica sedimentada. Quando se trata de regiões mais carentes o quadro é ainda pior, pois não existem museus, centros de ciências, centros culturais, etc. que, por se tratarem de meios de educação não formais, ajudariam a despertar nos alunos curiosidades e emoções que vão muito além de uma sala de aula. Queremos propor a utilização de kits experimentais nas aulas de Física e Ciências, juntamente com experimentos simples confeccionados com materiais de baixo custo e sucatas, a fim de se contextualizar melhor alguns conceitos estudados pelos alunos da Educação Básica. Para isso, precisaremos revitalizar o laboratório didático que está abandonado na Escola Estadual Deodato Linhares, onde os kits didáticos com experimentos que existem na referida escola estão sucateados e muitos deles precisando de peças de reposição.