Atendimento nutricional e ambulatorial da Faculdade de Nutrição da UFF Emília de Jesus Ferreiro para crianças e adolescentes
Enviar um e-mail
Coordenador :
Ana Lúcia Pires Augusto
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401673.2258.48358.17022024
Departamento/Setor:
MND
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Lactentes, crianças e adolescentes necessitados de educação nutricional ou de orientação dietética específica para a manutenção da saúde e tratamento de doenças. Essa orientação é estendida às famílias. Discentes do Curso de Nutrição em aprendizagem teórico-prática da Nutrição clínica e atenção na insegurança alimentar na população de lactentes crianças e adolescentes. Profissionais nutricionistas em treinamento e aprimoramento das práticas em Nutrição clínica e atenção na insegurança alimentar na população de lactentes crianças e adolescentes.
Local de atuação:
Realizado no ambulatório e nas dependências da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da Universidade Federal Fluminense (Centro - Niterói).
Objetivo
Geral: Prestar Atendimento Nutricional Ambulatorial a crianças e adolescentes, visando a manutenção e recuperação da saúde e de um estado nutricional satisfatório, além de se alinhar aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, principalmente quanto ao alcance da fome zero, promoção da saúde e bem estar e redução das desigualdades em especial no acesso à Saúde. Específicos: a) Avaliar o estado nutricional da população assistida (crianças e adolescentes do Estado do Rio de Janeiro); b) Promover educação nutricional à população assistida para melhor utilização dos alimentos; c) Oferecer tratamento dietético adequado às enfermidades que a população assistida venha a apresentar; d) Acompanhar periodicamente através de avaliações sistemáticas e individualizadas, o planejamento dietético oferecido à clientela; e) Oferecer atendimento e orientação nutricional aos grupos especiais de lactentes por profissional especializado, como também a pré-escolares, escolares e adolescentes. f) Oferecer atendimento e orientação nutricional a adolescentes com transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia e transtorno do comer compulsivo) promovendo a integração do atendimento com equipe multiprofissional.
Resumo
O projeto surgiu da demanda da comunidade de Niterói para atendimento de grupos nutricionalmente vulneráveis (lactentes, crianças e adolescentes). Assim, foi criado objetivando o atendimento nutricional desses indivíduos, inclusive em situações de enfermidades. Trata-se de Ação de docentes de Nutrição Infantil contando com nutricionistas e alunos voluntários nas diversas atividades (atendimento individualizado, educação e avaliação nutricional, orientação e prescrição dietética, elaboração de material educativo e de apoio para os atendimentos, formação técnica profissional e discente). Portanto, prioriza-se a recuperação da saúde de crianças e adolescentes, enquanto profissionais são capacitados e alunos aprimoram seu aprendizado, produz-se conhecimento, atingindo-se os objetivos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além do alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, principalmente na promoção de Saúde e Bem Estar (ODS3), erradicação da fome (ODS2) e redução das desigualdades (ODS10), sobretudo no acesso à saúde e alimentação. Ressalta-se que, além da maior suscetibilidade clínica-nutricional desse público, a pandemia repercutiu deleteriamente neste cenário, pois o isolamento social trouxe hábitos alimentares inadequados e diminuição do consumo de alimentos saudáveis, que ainda permanecem. Assim, o projeto destaca-se na orientação e terapêutica alimentar e nutricional e, existindo na modalidade presencial e on line, propicia alcance geográfico mais abrangente e facilita o acesso de indivíduos com dificuldade de locomoção (encefalopatas). Desta forma, a Ação promove a Interação Dialógica (Academia e Sociedade), integra Ensino, Pesquisa e Extensão, aprimora a formação e capacitação discente e profissional, apresentando propostas de interdisciplinaridade, aspectos com potência de impactar positivamente a Sociedade.