Descarte consciente de medicamentos no município de Niterói: ações para proteção da saúde e do meio ambiente.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Elaine Silva Miranda
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401715.2258.118685.21022024
Departamento/Setor:
MAF
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Serão envolvidos diferentes públicos: 1- estudantes da rede pública de escolas do município de Niterói 2- profissionais de saúde do município de Niterói 3- munícipes de Niterói
Local de atuação:
As atividades serão realizadas em diferentes locais. As que envolvem a educação em saúde serão realizadas em escolas do município e também por meio de redes sociais, as que envolvem educação continuada de profissionais serão em ambiente virtual de aprendizagem.
Objetivo
Objetivo geral • Promover o descarte consciente de medicamentos no município de Niterói modo a evitar danos ao meio ambiente e a saúde. Objetivos específicos •Fomentar a adoção de tecnologia inovadora para descarte de medicamentos pelos munícipes; •Desenvolver estratégias de educação em saúde para orientar a população sobre o descarte consciente de medicamentos; •Capacitar profissionais de saúde para orientar a população sobre armazenamento e descarte correto de medicamentos.
Resumo
A presente proposta é uma repercussão do projeto Modelo de gestão para o município de Niterói: A Assistência Farmacêutica Que Queremos – PROJETO AsFaQQ que entre as suas diversas atividades, realizou um diagnóstico da assistência farmacêutica, incluindo uma pesquisa domiciliar que envolveu a abordagem a uma amostra representativa de munícipes para obter informações sobre o armazenamento e descarte de medicamentos. Esta pesquisa revelou que aproximadamente metade (44.5%) dos participantes mantém sobra dos medicamentos guardados. Cerca de 77% realizam descarte dos medicamentos vencidos ou inadequados para o uso, mas a maioria desses (65%) relatou descartar no lixo doméstico, e apenas 29.0% afirmou conhecer essas consequências do descarte inadequado de medicamentos. Trata-se de um contexto crítico que repercute negativamente para a saúde da população, seja pelo risco direto do consumo de medicamento inadequado, ou indiretamente pela contaminação ambiental promovida pelos medicamentos enquanto resíduos químicos. Considera-se ainda os danos ao meio ambiente com a contaminação de ecossistemas aquáticos e terrestres. Neste sentido, justifica-se a realização do presente projeto como forma de reduzir os riscos resultantes do descarte incorreto de medicamentos no município. O presente projeto pretende promover o descarte consciente de medicamentos a partir da participação efetiva da população. Uma experiência alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável e ao plano estratégico do município de Niterói, que servirá como exemplo para outros municípios da região e do Brasil.