Desenvolvimento de Artefatos para a Ampliação do Acervo Didático do Laboratório de Ensino de Geometria do Instituto de Matemática e Estatística.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Cristhabel Janeth Casanova Vasquez
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401721.2258.331598.16022024
Departamento/Setor:
GGM
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Alunos, licenciandos e professores de Matemática dos ensinos fundamental e médio
Local de atuação:
Laboratório de Ensino de Geometria-LEG do Instituto de Matemática e Estatística, Bloco H, sala 503 -Campus do Gragoatá (21) 26292011, ggmleg@vm.uff.br
Objetivo
Geral: Criação de artefatos didáticos para a ampliação do acervo didático do Laboratório de Ensino de Geometria-LEG do Instituto de Matemática e Estatística, visando a atender mais objetivamente à comunidade de professores dos ensinos fundamental e médio. Específicos Desenvolvimento e testagem de instrumental didático-pedagógico concretos, por meio da elaboração de artefatos concretos manipulativos (jogos, aparelhos, maquetes etc.) Adaptar os artefatos existentes a condições de resistência ao manuseio e portabilidade para serem utilizados em situações de mostras itinerantes. Planejamos fazer isso de acordo com: Fase 1: Seleção e curadoria dos artefatos didáticos existentes para a boa adequação de cada um dos eventos; Fase 2: Organização dos artefatos didáticos existentes para a boa adequação de cada um dos eventos; Fase 3: Pesquisa e desenvolvimento de novos artefatos didático-pedagógico; Fase 4: Incrementar a manutenção do acervo de artefatos didático-pedagógicos do LEG. Fase 5: Apresentação dos artefatos didáticos-pedagógicos em mostras do Museu de Educação Matemática do LEG Cronograma das Fases: Fase 1: Abril a junho Fase 2: Abril a junho Fase 3: Abril a dezembro Fase 4: Abril a dezembro Fase 5: Maio a dezembro
Resumo
As atividades deste projeto são realizadas principalmente no Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) no Instituto de Matemática e Estatística da UFF. Este projeto visa a atender os princípios norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere à elaboração de artefatos didáticos, apropriados. Às atividades concernem à elaboração de artefatos de baixo custo e pertencentes aos processos de difusão e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos em espaços de ciência. A elaboração de artefatos didáticos e seu emprego no treinamento de docentes em atividades apropriadas, têm demonstrado serem ações seguras para a melhoria do ensino da Matemática.