Coordenador : Juliana Vinuto Lima
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401739.2258.313504.16022024
Departamento/Setor: GSO
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente de Niterói, conhecida como CRIAAD Niterói. Trata-se de uma unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) que executa a medida socioeducativa de internação na cidade de Niterói.
Local de atuação: Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente de Niterói, conhecida como CRIAAD Niterói. Trata-se de uma unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) que executa a medida socioeducativa de internação na cidade de Niterói.
Objetivo
- Oferecer todas de conversa semanais sobre educação e trabalho a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no CRIAAD Niterói, uma unidade do Degase. - Fomentar reflexão entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade sobre a importância da educação e as oportunidades no mundo do trabalho, visando contribuir com sua reintegração social e profissional. - Criar um ambiente seguro e motivador para esses adolescentes explorarem seu potencial e construírem projetos de futuro. - Proporcionar o diálogo entre jovens com trajetórias de vida diversas a fim de estimulá-los a complexificar seus próprios desafios, limites e potencialidades. - Contribuir com a execução da medida socioeducativa no que se refere ao estimulo à frequência a escola e às possibilidades de profissionalização
Resumo
O presente projeto de extensão pretende oferecer rodas de conversa sobre educação e emprego para adolescentes que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade em Niterói (RJ). Trata-se de encontros semanais de 2 horas de duração nos quais extensionistas da UFF se encontrarão com adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CRIAAD Niterói, uma unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) que fica no bairro no Barreto. A semiliberdade é um modo de responsabilização na qual o adolescente é institucionalizado em uma unidade socioeducativa, mas pode estudar e realizar outras atividades fora da mesma. Da mesma forma, apesar do adolescente ser obrigado a retornar diariamente para a unidade, tem a possibilidade de passar os finais de semana na casa de sua família. Nestes encontros, se estimulará os adolescentes a falarem de suas experiências e expectativas com relação à escola, à universidade e ao mundo do trabalho, mas também se abrirá espaço para que extensionistas da UFF também falem sobre os desafios que enfrentam para estudar em uma universidade pública, além das oportunidades e dificuldades vivenciadas após conquistarem esta vitória. Desse modo, espera-se colocar em diálogo jovens com diferentes tipos de trajetória a fim de estimular adolescentes cuja liberdade está temporariamente restringida a pensar sobre novas possibilidades de futuro no que se refere à educação e ao trabalho.