Coordenador :
Elaine Alves Santos Melo
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401884.2258.338223.16022024
Publico Alvo :
O projeto envolve duas docentes, lotadas no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Elas serão responsáveis por ministrar as aulas síncronas do projeto, orientar até seis discentes extensionistas voluntários e/ou bolsistas que assistirão todas as aulas. Os alunos poderão construir as atividades das oficinas com materiais manipuláveis, os quais serão apresentados às turmas do curso de formação continuada. O projeto, portanto, atende os alunos licenciandos em letras na UFF e os professores que buscam formação continuada.
Local de atuação:
Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense
Objetivo
1. Oferecer aos docentes em formação continuada conhecimentos que permitam (re)construir as suas práticas pedagógicas. 2. Estabelecer parceria entre o mundo acadêmico e a sociedade por meio da continuação de um trabalho iniciado em 2022 e 2023, reconhecendo as necessidades de comunidades diversas no RJ e no Brasil. 3. Estimular a pesquisa de novas metodologias de ensino de Língua Portuguesa que concebam o aluno como centro do processo de aprendizagem. 4. Promover o diálogo acerca de uma área do magistério até certo ponto marginalizada: a Educação de Jovens e Adultos. 5. Promover o diálogo entre a universidade e a educação regular.
Resumo
Este projeto visa atuar na Formação continuada dos docentes de Língua Portuguesa vinculados às escolas públicas e privadas da educação básica nacional. Esses professores lecionam na educação regular e na Educação de Jovens e Adultos, perfazendo o período letivo do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. O objetivo é levar aos professores dois cursos organizados da seguinte forma: (i) em 2023.1, um curso on-line síncrono acerca das contribuições da Teoria Gerativa para o ensino de gramática; (ii) em 2023.2, uma oficina presencial, composta de duas aulas, sobre a utilização de materiais manipuláveis no ensino de sintaxe a partir da Teoria Gerativa. As oficinas serão oferecidas por alunos bolsistas que serão devidamente acompanhados ao longo de todo o projeto pela equipe docente. Esses alunos também acompanharão o curso síncrono a fim de desenvolver a prática de elaboração das atividades para públicos heterogêneos, como o é aqueles que integram turmas on-lines nas atividades de extensão. Tais ações serão realizadas a partir dos embasamentos teóricos trabalhados nos encontros semanais com a orientadora e obrigatoriamente terão a Metodologia Ativa e o uso de materiais manipuláveis como fundamentos para a construção e exposição das atividades propostas. Nesse sentido, o projeto contempla o ensino, a extensão, pois atinge a comunidade externa à Universidade. Os seus resultados serão publicados em artigos científicos, bem como disponibilizados no relatório técnico final.