Coordenador : Beatriz Corsino Perez
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401972.2258.248120.21022024
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores e educadores que atuam nas escolas localizadas nas áreas rurais do município, principalmente, da região do Imbé e Morangaba e do Assentamento Zumbi dos palmares, crianças e jovens dessas localidades, educadores populares do MST, assentados, quilombolas, gestores públicos municipais, estudantes universitários.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Objetivo Geral Contribuir para a implantação das diretrizes da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola no município de Campos dos Goytacazes, através da formação de educadores, da participação estudantil e comunitária. Objetivos Específicos Contribuir para a formação de professores/as e educadores/as para a construção de projetos político-pedagógicos específicos da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola; Produzir uma reflexão crítica sobre a prática profissional, as relações entre aluno/as e professore/as e entre escola-comunidade. Valorizar a memória, os conhecimento e as expressões culturais produzidas pelas crianças nos territórios onde estão localizadas as escolas e pelo/as integrantes da comunidade escolar. Contribuir para que as escolas valorizem as questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade. Promover a participação infanto-juvenil na elaboração dos projetos políticos pedagógicos, de forma a aproximar a escola de seus interesses e a favorecer o exercício da democracia. Produzir formas de atuação coletivas entre as unidades escolares, que favoreçam a cooperação, a solidariedade e a responsabilidade entre os educadores que atuam nas escolas participantes do projeto.
Resumo
O presente projeto tem como objetivo contribuir para a implantação das diretrizes da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola no município de Campos dos Goytacazes, através da formação de educadores, da participação das crianças e das comunidades onde estão localizadas as escolas. O projeto tem como foco dois campos de atuação: escolas municipais que atendem a população quilombola da região do Imbé e Morangaba e a Escola Municipal Carlos Chagas, do Assentamento Zumbi dos Palmares. Através de uma metodologia participativa, buscamos a valorização dos sujeitos do campo em sua diversidade, dos conhecimentos, da memória social e das expressões culturais populares, envolvendo não somente os educadores, mas as crianças, as lideranças comunitárias e os movimentos sociais. A partir dos encontros formativos, esperamos que os educadores sejam também pesquisadores sobre o território onde estão localizadas as escolas, que saibam articular a teoria à prática profissional e que possam contribuir com o debate trazendo novos elementos para que as diretrizes municipais para a Educação Escolar Quilombola e para a Educação do Campo, de forma que possam ser implementadas como modalidades de ensino, a partir de suas realidades sociais. Também estão previstas oficinas com as crianças que procuramos entender como são construídos seus laços comunitários e com as escolas, quais são as melhorias que precisam ser feitas e de que forma podem reivindicar suas demandas para que as transformações possam ser efetivadas nas instituições e na comunidade, se aproximando dos seus interesses.