Educação Inclusiva na perspectiva do coensino: da teoria à sala de aula (Cópia) 22-02-2022 (Cópia) 18-02-2023 (Cópia) 16-02-2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Erika Souza Leme
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401995.2258.103340.18022024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Professores da educação básica, graduandos de diferentes licenciaturas, museólogos, bem como a comunidade em geral que tenha interesse em aprofundar sua relação com diferentes expressões e modos de vida orientados pela experiência estética e ética.
Local de atuação:
Faculdade de Educação - Campos Gragoatá e Escola Municipal Júlia Cortines
Objetivo
1.Compartilhar e produzir conhecimento voltado à formação e à prática docente na perspectiva do ensino colaborativo (coensino), de modo a aprimorar as respostas que fornecemos às especificidades dos educandos. 2. Fortalecer a formação docente oriunda da experiência, tecida no contexto de trabalho, aproximando pequisadoras, universitários e professores em um processo de co-construção de saberes, fazeres e transformações. 3. Promover reflexões e práticas articulando formação humanizadora, planejamento colaborativo, ensino e avaliação colaborativos.
Resumo
O Projeto de extensão, Educação Inclusiva na perspectiva do Coensino: da teoria à sala de aula, desenvolvido pelo Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação - LaIFE, vinculado ao Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento - SSE, do curso da Pedagogia da Universidade Federal Fluminense- UFF, volta-se à formação inicial e continuada de professores da educação básica, ratificando o compromisso da FEUFF com a formação de professores democráticos e inclusivos, afinados às demandas humanas e comprometidos com o ensino-aprendizagem de todos os educandos na sala de aula regular. A escola Escola Municipal Júlia Cortines, de Niterói, é locus do projeto, cujo objetivo geral é estabelecer um sistema de colaboração nesta unidade escolar, com vistas a estruturar e fortalecer uma rede de apoio que acolha e atenda as demandas educacionais dos educandos com e sem condição de deficiência. A consecução do projeto implica na constituição de uma rede colaborativa organizada no âmbito da instituição de ensino, uma vez que a colaboração é um processo de (re)significação interno, por isso demanda tempo, disponibilidade e apoio institucional. Assim sendo, ressalta-se a importância de investir na formação continuada que se volte à reflexão do cotidiano dos professores, possibilitando a partilha de experiências e a construção coletiva de novos saberes pedagógicos.