Caminhos de memórias: narrativas intergeracionais sobre bens culturais tangíveis e intangíveis em Campos dos Goytacazes
Enviar um e-mail
Coordenador :
Geovana Tabachi Silva
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402060.2258.81532.21022024
Departamento/Setor:
COC
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo: comunidade acadêmica, professores e alunos da educação básica e público afins.
Local de atuação:
O Projeto será realizado na UFF em Campos dos Goytacazes. A sua abrangência será a região da Grande Campos, que compreende a cidade de Campos dos Goytacazes, tanto quanto os territórios situados após as pontes, na margem oposta ao Rio Paraíba do Sul, os quais interagem diretamente com a UFF.
Objetivo
O objetivo desta pesquisa é fomentar memórias e narrativas intergeracionais locais a respeito do patrimônio cultural, tendo como cenário a região da grande Campos dos Goytacazes, RJ. A proposta prevê a atuação do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko visando coletar, descrever e divulgar o conjunto de bens culturais tangíveis e intangíveis, considerando as riquezas dos patrimônios urbanos em suas diversas dimensões e performances às quais classificaremos como: patrimônio afetivo, artístico, escolar, religioso e o institucional. Por fim, é importante destacarmos que o projeto de extensão Caminhos de Memória, em sua construção, é um meio inseparável à pesquisa, ensino e extensão por suas facetas diversificadas frene à atuação das temáticas. A fim de perceber a atuação da educação (sobretudo entre a educação superior e a básica) buscamos a partir deste projeto: 1- Valorizar a diversidade patrimonial; 2- Reconhecer, preservar e difundir as referências culturais, sobretudo as brasileiras, no seu conjunto de complexidade e diversidade; 3- Compreender a memória como ressignificação do passado no presente capaz de atribuir meios de transmissão construídos socialmente; 4- Valorizar o acervo que vem sendo criado desde 2020 a partir do projeto enquanto fonte de conhecimento e de ações de preservações; 5- A permanência do diálogo e formação aos estudantes de graduação do curso de Ciências Sociais da UFF/Campos; 6- Possibilitar e estabelecer trocas professores da graduação e pós-graduação da UFF; 7- Manter as parcerias institucionais com estudantes de pós-graduações, ex alunos do curso de Ciências Sociais da UFF/Campos; 8- Parcerias com professores da Educação Básica, sobretudo do ensino de Sociologia; 9- Alcançar outros públicos para que possam se interessar e refletirem sobre as abordagens propostas; 10- Contribuir para análise e reflexões acerca dos currículos educacionais diante do novo Ensino Médio e da Nova Base Nacional Comum Curricular; 11- Estimular o conhecimento do patrimônio cultural, das memórias coletivas e sociais às novas gerações levando ao estranhamento e desnaturalização, assim como contribuir para a divulgação científica da temática em questão.
Resumo
A proposta prevê a atuação do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko visando coletar, descrever e divulgar o conjunto de bens culturais tangíveis e intangíveis, considerando as riquezas dos patrimônios urbanos em suas diversas dimensões e performances às quais classificaremos como: patrimônio afetivo, artístico, escolar, religioso e o institucional. Tem como objetivo fomentar memórias e narrativas intergeracionais locais a respeito do patrimônio cultural, tendo como cenário a região da grande Campos dos Goytacaze/RJ. Além disso, visa envolver pesquisadores/docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF e da Universidade Federal Fluminense /UFF, articulando e estimulando o diálogo com projetos de ensino, pesquisa e extensão, a partir da atuação conjunta de professores e de pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior e da Educação Básica da região campista. Deste modo, serão pelos caminhos das memórias e culturas de discentes, docentes e pesquisadores que pretendemos chegar às narrativas intergeracionais a respeito dos bens culturais, assim como na sistematização de políticas públicas de preservação. Ao mesmo tempo que contribuir para a popularização da ciência tendo como fio condutor o Instagram, uma rede social, visual, criativa e interativa. O projeto tem orientação qualitativa, apresentando em seu enquadramento métodos de estudos distintos, como a pesquisa bibliográfica, observação participante, assim como a associação entre a teoria e o estudo etnográfico. Ressaltamos ainda que o projeto tem como objetivo colaborar para a construção do Observatório do Patrimônio Cultural de Campos desenvolvendo, assim, para reflexões e atuação sobre as políticas culturais de preservação.