Coordenador : Thiago de Melo Lima
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402062.2258.324868.21022024
Departamento/Setor: GQI
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do ensino médio, alunos de cursos técnicos em química, professores da rede pública e comunidade acadêmica.
Local de atuação: Escolas públicas de Niterói -RJ e Universidade Federal Fluminense
Objetivo
O objetivo geral das atividades de extensão propostas neste projeto é a difusão de conceitos de sustentabilidade, objetivos de desenvolvimento sustentável, economia circular e química verde para alunos do ensino médio, comunidade acadêmica e comunidade em geral. Os objetivos específicos deste projeto de extensão são: (1)Despertar o interesse dos alunos do ensino médio e graduação para temas como sustentabilidade e consumo responsável; (2)Fornecer o embasamento teórico necessário para a formação de cidadãos conscientes sobre os impactos ambientais oriundos da produção e consumo de diversos produtos químicos utilizados no dia a dia; (3)Divulgar os conceitos associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e trazer a atenção para mudanças climáticas e a nossa relação com o meio ambiente; (4) Realizar a difusão destes diversos conhecimentos sobre educação ambiental em espaços formais e não formais.
Resumo
Neste projeto de extensão é proposto realizar a difusão dos conceitos de sustentabilidade, economia circular e de Química Verde para alunos do Ensino Médio, Ensino Técnico (IFs) e alunos e graduação em Química e áreas correlatas em escolas da região metropolitana do Rio de Janeiro, com principais atividades na cidade de Niterói. Além disso, serão trabalhados temáticas envolvendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando realizar atividades que abordem estes conceitos em espaços formais de educação e espaços não formais, como redes sociais. A experiência do proponente com os temais citados e a execução deste projeto desde 2019 demonstrou grande engajamento de jovens adultos e pré-adolescentes nas redes sociais do grupo, se tornando um importante espaço de difusão. Ainda é importante mencionar a divulgação de diversos aspectos relacionados às mudanças climáticas e trazendo para a sociedade em geral, por meio desta ação extensionista, a atenção com sua responsabilidade com o meio ambiente e mudanças de posturas e ações. Assim, este projeto busca em seu cerne a educação ambiental, que atende às necessidades da BNCC e de exames como o ENEM, onde o tema sustentabilidade e educação ambiental está permeado em diversas questões interdisciplinares. A interdisciplinaridade na educação ambiental envolve a integração de conhecimentos de diversas disciplinas, como biologia, geografia, química, sociologia, economia e políticas públicas, para abordar questões ambientais complexas.