Territórios quilombolas: terra, trabalho e direitos – ações extensionistas integradas nos Quilombos de Sobara (Araruama) e Maria Joaquina (Cabo Frio)
Enviar um e-mail
Coordenador :
Susana Maria Maia
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402083.2258.274836.21022024
Departamento/Setor:
RIR
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Territórios quilombolas de Sobara e Maria Joaquina, população quilombola destes dois territórios, prioritariamente mulheres e jovens. Quilombo Sobara com cerca de 131 famílias, e Quilombo Maria Joaquina, com aproximadamente 150 famílias. Lideranças de outros Quilombos da região dos Lagos alcançados pelas ações.
Local de atuação:
As ações do presente projeto acontecerão, em sua maioria, junto aos territórios Quilombolas de Sobara (Araruama) e Maria Joaquina (Cabo Frio), podendo ser desenvolvidas algumas atividades da UFF Campus de Rio das Ostras.
Objetivo
Objetivo Geral: Fortalecer as ações de organização comunitária dos Quilombos Sobara (Araruama) e Maria Joaquina (Cabo Frio) por meio de processos de formação, mobilização e ação participativa desenvolvidas a partir de assessoria interinstitucional e inter-profissional contínua e sistemática. Objetivos Específicos: - Incentivar e contribuir com a organização das comunidades em torno da luta pela titulação das terras, fortalecendo a mobilização comunitária bem como as associações quilombolas dos Quilombos Sobara e Maria Joaquina. - Dar continuidade ao processo de sistematização de Diagnóstico Social e Territorial das Comunidades a partir da metodologia de pesquisa-ação participativa e de educação popular, envolvendo os próprios quilombolas. - Prestar assessoria e consultoria na execução de projetos sociais, com ênfase no planejamento e avaliação; - Acompanhar a execução dos projetos em andamento nas Comunidades Quilombolas, fortalecendo a organização comunitária; - Desenvolver um processo de formação sistemática da equipe de execução e lideranças comunitárias de forma a contribuir para o monitoramento e execução das ações previstas.
Resumo
O presente projeto tem por objetivo contribuir para o processo de organização territorial, política, social e cultural das Comunidades Quilombolas de Sobara (no município de Araruama) e Maria Joaquina (no município de Cabo Frio), na perspectiva da luta pela terra e titulação dos seus territórios tradicionais. Por meio de uma articulação interinstitucional e inter-profissional, procura-se desenvolver um trabalho integrado que tenha como eixo o fortalecimento da organização, formação e mobilização comunitárias e a ampliação do acesso às políticas públicas. Numa perspectiva de trabalho contínuo e sistemático, o Projeto visa dar continuidade às ações de formação, elaboração do Diagnóstico Social e Territorial das Comunidades e ações de organização de jovens e mulheres, na perspectiva da produção e cooperação. Desenvolvido desde 2020, o Projeto foi se adaptando às necessidades e demandas das Comunidades, mantendo seus eixos centrais, porém diversificando o conjunto de atividades de forma a respeitar as particularidades de cada território. Para esse ano de 2024, atuaremos de forma mais direta na assessoria a dois projetos desenvolvidos pelas comunidades, que tratam sobre a incidência nas políticas públicas e espaços de controle social, e letramento digital para jovens e mulheres. Lotado no Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras, o projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa CNPq/NEAB através da linha: Comunidades Quilombolas: aspectos históricos formadores, identidade e memória, organização e lutas cotidianas. Espera-se, por meio de um conjunto de ações extensionistas e de pesquisa, propiciar espaços de troca e conhecimento, integrando estudantes, professores, comunidades, organizações da sociedade civil e instâncias governamentais.