EJA e inclusão de jovens e adultos em situação de rua, em Campos dos Goytacazes,RJ: conexões entre saberes, participação e compromissos
Enviar um e-mail
Coordenador :
Leda Regina de Barros Silva
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402212.2258.347856.20022024
Departamento/Setor:
SSC
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Pessoas jovens e adultas em situação de rua no âmbito dos acolhimentos institucionais públicos do município de Campos dos Goytacazes - RJ, e, de acordo com as possibilidades em construção, será feita a extensão a jovens e adultos que se encontram diretamente em situação de rua; Gestores e profissionais dos acolhimentos institucionais públicos do município de Campos dos Goytacazes - RJ; Gestores e profissionais da secretaria municipal de educação, do programa EJA e das escolas locais que desenvolvem ações voltadas para a educação de jovens e adultos.
Local de atuação:
Acolhimentos públicos de proteção social de alta complexidade; secretaria municipal de educação e escolas que ofertam EJA - Educação de jovens e adultos.
Objetivo
1)Compreender o lugar de valor social da educação e formação escolar, a partir das narrativas dos sujeitos em situação de rua, em acolhimento institucional; das equipes gestoras; dos coordenadores e profissionais, com o destaque para as desigualdades educacionais; 2)Propiciar a construção de alternativas para o ingresso nos programas de educação de jovens e adultos em situação de rua no município; 3) Realizar visitas técnicas às instituições gestoras e suas respectivas coordenações do programa de educação para jovens e adultos – EJA com a finalidade de debater a ação de extensão proposta; 4) Dialogar por meio de rodas de conversas e abordagens individuais, sobre as possiblidades e limites acerca do ingresso e permanência nos programas de educação para jovens e adultos em situação de rua; 5) Identificar e analisar as razões pelas interrupções, abandonos e inexistência de vínculos escolares, por parte das pessoas em situação de rua; 6) Fazer levantamento de dados estatísticos sobre o perfil escolar das pessoas em acolhimento das duas instituições públicas de Campos dos Goytacazes.
Resumo
A proposta de ação de extensão encontra-se integrada à pesquisa realizada sobre infâncias campistas, desenvolvida pelo núcleo de pesquisa e extensão da Universidade Federal Fluminense, por meio do departamento de Serviço Social de Campos, do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Enquanto público alvo, teve, também, as pessoas adultas em situação de rua dos acolhimentos institucionais, com o foco nos vínculos familiares, especificamente os filhos e netos pequenos, jovens e adultos. Entre as variadas questões e associações apresentadas sobre a si mesmos e aos filhos que deixaram para trás, identificou-se a formação escolar e profissional como parte de um conjunto de demandas reprimidas, ao se referirem a si, e. sobretudo, aos filhos de todas as idades, tanto os que frequentam as escolas com expressivas limitações e intercorrências, como aqueles que não conseguiram continuar os estudos. Neste sentido, a ação de extensão objetiva apreender, dialogar e trocar experiências sobre as relações existentes entre a educação formal, interrompida ou inexistente, de jovens e adultos em situação de rua, o padrão de inclusão em sua trajetória de formação escolar e as conexões existentes entre saberes, participação, desejos e compromissos presentes em seus projetos de vida. Os diálogos visam estimulá-los na redescoberta das possibilidades de retorno aos estudos assim como de sua sustentação por meio da realização de interfaces com as instituições públicas local de educação, de assistência social e com os projetos temporários desenvolvidos no interior dos equipamentos de proteção social especial de alta e média complexidade