ELABORAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO PARA PACIENTES VISANDO A REDUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS
Enviar um e-mail
Coordenador :
Christianne Bretas Vieira Scaramello
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402393.2258.62670.21022024
Departamento/Setor:
MFL
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O projeto tem como público alvo em geral a sociedade (falantes do idioma em que o conteúdo será produzido - português), e, em especial, os pacientes atendidos pelo Hospital Antônio Pedro (HUAP). Redes sociais, como por exemplo instagram e youtube, contam, em conjunto, com cerca de 200 milhões de perfis ativos no Brasil. O Huap atende a população da Região Metropolitana II que engloba, além de Niterói, as cidades de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, ou seja, quase 12% da população do Estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação:
Instituto Biomédico
Objetivo
Objetivo geral - Desenvolver materiais educativos em diferentes formatos, enfocando estratégias para o uso racional de medicamentos Objetivos específicos - Conscientizar a comunidade sobre a importância do uso racional de medicamentos - Promover a compreensão dos pacientes sobre a relevância da adesão aos tratamentos medicamentosos - Contribuir para a redução da prática da automedicação
Resumo
Atenuar o sofrimento causado pelas enfermidades é um dos grandes desafios da humanidade. Serviços de saúde não são garantias de boa saúde para a população. Embora os benefícios dos medicamentos sejam muitos, os fármacos presentes neste produto não são isentos de risco. Problemas relacionados a medicamentos abrangem eventos/circunstâncias indesejáveis que envolvem a farmacoterapia e que potencialmente interferem no alcance dos resultados previstos, podendo ter consequências patológicas, psicológicas, sociais e econômicas. Em razão do impacto dos eventos adversos a medicamentos, a Organização Mundial de Saúde lançou em 2017 o 3o desafio global de segurança do paciente com o tema Medicação Sem Dano. Os países signatários foram convocados a estabelecer compromissos sólidos e desenvolver medidas preventivas e de gerenciamento eficazes, protegendo os pacientes contra danos, especialmente na transição de cuidado do paciente no sistema de saúde, na polifarmácia e no uso medicamentos de alta vigilância com baixo índice terapêutico. Neste sentido, faz-se importante que profissionais da saúde (prescritores e dispensadores de medicamentos) esclareçam os pacientes sobre os medicamentos prescritos, em especial os mais carentes e com menor grau de instrução. Diante disso, a presente proposta visa criar material informativo e lúdico para aperfeiçoar o serviço de saúde, provendo conhecimento aos pacientes de modo geral e, em especial, aos atendidos no Hospital Antônio Pedro, acerca dos medicamentos a eles prescritos. Divulgação de informação em redes sociais e elaboração de cartilhas constituirão estratégias para fomentar o uso racional de medicamentos, bem como para aumentar a adesão do paciente e evitar abandono da terapia.