Coordenador : Luana Ellen de Sales Inocêncio
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402534.2258.302947.21022024
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes e docentes de graduação de Publicidade e Jornalismo do Departamento de Comunicação Social; discentes do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano; discentes e docentes dos diversos cursos das indústrias criativas do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, como Estudos de Mídia, Cinema e Produção Cultural; servidores técnico-administrativos da UFF; docentes e discentes de diversas universidades e de escolas do ensino médio (sobretudo tecnológico); profissionais do mercado da publicidade e propaganda, tecnologia, design e marketing; Grupos de Pesquisa e Laboratórios de Mídia nas áreas das ciências da comunicação e tecnologia, distribuídos em todo o território nacional, público externo, organizações, movimentos sociais e coletivos vinculados às temáticas no Estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação: Niterói, Auditório Novo IACS / ou eventos online.
Objetivo
Objetivo geral: Contribuir para a reflexão do ensino e aprendizagem acerca dos processos tecnológicos, estratégicos e socioculturais relacionados às materialidades da visualidade publicitária no cotidiano, buscando fomentar a profissionalização de jovens profissionais, em intercâmbio entre públicos internos e externos. Objetivos específicos: 1) Desenvolver metodologias inovadoras visando reinterpretar as possibilidades de transformações na propaganda através de pesquisas experimentais aplicadas às diferentes linguagens da mídia gráfica, digital e eletrônica, em softwares computacionais de edição visual como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e After Effects; 2) Prestação de serviços de publicidade, comunicação visual e criação de conteúdo para redes sociais, visando a divulgação científica dos diversos eventos e ações acadêmicas de diferentes institutos, departamentos e projetos da Universidade Federal Fluminense, de modo a contribuir para o fortalecimento da institucionalização de ações de extensão, ensino e pesquisa; 3) Desenvolvimento de cartilhas e manuais de profissionalismo relacionados à prática publicitária e à produção de conteúdo socialmente responsável, relacionados às transformações ético-sociais nas relações dialógicas entre os jovens profissionais, a Universidade e seus variados públicos; 4) Mapear e estimular o desenvolvimento de novos formatos de criação publicitária integrados ao design e às tecnologias da comunicação, direcionados à inovação e ao experimentalismo, buscando fomentar a formação técnica e social de jovens profissionais a partir do diálogo e da troca de experiências entre os atores sociais; 5) Em uma perspectiva crítica, produzir reflexão e busca constante pela promoção do debate central sobre as possibilidades de transformações ético-sociais nos processos, técnicas e linguagens da propaganda.
Resumo
A partir da expansão das metodologias de criação publicitária, o projeto busca ampliar possibilidades de formação e experimentação técnica das(os) graduandas(os) com materialidades das novas tecnologias, contribuir com sua formação social enquanto atores mais engajados em seus respectivos cenários e responder às demandas de capacitação observadas na atual configuração do mercado publicitário, sobretudo digital. Além de atuar como laboratório experimental de criação publicitária, focado nas tecnologias digitais e sua comunicação visual, o LACCRI expande-se para um projeto de extensão multifacetado, que inclui prestação destes serviços publicitários para divulgação científica aos demais departamentos, cursos e projetos UFF, de modo a contribuir para o fortalecimento da institucionalização de ações de extensão, ensino e pesquisa. Em diálogo a tais atividades, o projeto inclui também outras ações de extensão integradas às disciplinas, como organização e realização de eventos, palestras e workshops com profissionais do mercado, ativistas e pesquisadores. Enquanto produto destes diálogos e trocas de experiências metodológicas, teóricas e empíricas, origina-se a elaboração de materiais informativos que buscam uma construção mais socialmente engajada e ética dos profissionais da comunicação. Ao contribuir para a reflexão do ensino e aprendizagem dos processos tecnológicos, estratégicos e socioculturais relacionados às materialidades da visualidade publicitária no cotidiano, o projeto busca, fomentar e reinterpretar as possibilidades de inovação na propaganda através de pesquisas experimentais aplicadas às diferentes linguagens da mídia gráfica, digital e eletrônica. Pretende-se ainda estimular desenvolvimento de transformações e novos formatos de criação publicitária integrados ao design social e às tecnologias da comunicação, direcionados à inovação e experimentalismo.