Coordenador : Flávio Castro da Silva
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 402713.2247.324920.23052024
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo do projeto é composto por 55 famílias de assentados da agricultura familiar no município de Barra do Piraí – RJ. Este público, em colaboração com a Superintendência do INCRA no estado do Rio de Janeiro, irá indicar 10 (dez) jovens entre 18 e 29 anos, filhos (as) de assentados, para serem os Apoios Locais de Fortalecimento (ALF). Esses apoios, informarão as principais demandas/dificuldades/problemas encontradas no assentamento para que o Residente Recém-formado atue de forma objetiva na solução desses problemas. O Residente Recém-formado atuará juntamente com 4 (quatro) estagiários para a proposição de soluções bem como tutor na iniciação da prática de extensão rural dos estagiários. Ressalta-se que tanto o Residente, os estagiários e os ALF receberão bolsa, a qual será gerenciada via Fundação RTVE da UFG. As orientações ficarão por cargo aos 3 (três) professores do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da UFF, os quais participaram da elaboração da proposta nacional e auxiliarão no desenvolvimento das atividades.
Local de atuação: Através do e-mail residencia.agricola@gmail.com, ou presencialmente na Secretaria do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente –End.: Rua Passos da Pátria, no 156, bloco D, sala 235, São Domingos – Niterói, RJ CEP: 24.210-240.
Objetivo
Realizar atividades de assistência técnica e extensão rural continuada, destinadas à Agricultura Familiar brasileira, a serem desenvolvidas pelas universidades e institutos federais e universidades estaduais, abrangendo as unidades familiares de produção agrícola e suas organizações e atendendo a Agenda 2030. Promover a formação extensionista e a Assistência Técnica e Extensão Rural, a partir de princípios dialógicos, agroecológicos e democráticos, a todos os contextos populares que atuam na cadeia de valor da agricultura familiar, com valorização do equilíbrio de geração e gênero, sustentabilidade no desenvolvimento de processos de organização socioeconômica, gestão, produção, processamento, agregação de valores e serviços, distribuição e comercialização de Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA).
Resumo
De acordo com a concepção expressa na resolução CN@ 07/2018, a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Nesse contexto, este projeto propiciará que docentes e discentes da instituição realizem atividades de extensão para e com as (os) agricultores (as) familiares de assentamentos federais dentro do estado do Rio de Janeiro, identificando problemas e construindo soluções para sua sustentabilidade econômica, social e ambiental. Assim, considerando a transdisciplinaridade como eixo central para contemplar a complexidade da realidade rural, o presente projeto une em uma atividade duas dimensões: o ensino e a extensão rural. Assim sendo, o projeto busca realizar atividades de assistência técnica e extensão rural continuada, destinadas à Agricultura Familiar, a serem desenvolvidas pela universidade, abrangendo as unidades familiares de produção agrícola e suas organizações e atendendo a Agenda 2030.