Promoção de saúde bucal a pessoas com deficiência: abordagem centrada na pessoa e família do autocuidado à reabilitação.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Flávia Maia Silveira
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
403011.2247.28519.05032024
Unidade/Órgão Adm.:
-
Departamento/Setor:
FFE
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público-alvo será constituído por: - pessoas com deficiências, sendo considerado o que está estabelecido na Lei nº 13.146 de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que considera que “pessoa com deficiência é a aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Também poderão ser incluídas: - as pessoas com TEA (Transtorno do Especto Autista), que segundo a Lei Berenice Piana, de nº 12.764/12 (Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro autista) no § 2º do em seu art.1º estabelece que “a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”. - pessoas com vulnerabilidades em saúde, por possuirem condições de saúde com grade impacto sistêmico, que na Odontologia são consideradas necessidades especiais de atenção à saúde bucal, devido a condições fisiológicas ou patológicas que impliquem em alteração do protocolo de atendimento odontológico (segundo a classificação de Haddad, 2007), que incluem doenças crônicas como Diabetes não controlada; cardiopatias; doenças hematológicas; epilepsia; doenças autoimunes e vesicobolhosas, insuficiência renal crônica, pessoas irradiadas em região de cabeça e pescoço; transplantados; imunossuprimidos por medicamentos.
Local de atuação:
- Local de realização de atividades clínicas, educativas, reuniões e outras atividades do projeto: Universidade Federal Fluminense – Instituto de Saúde de Nova Friburgo – RJ: Clínica de Atendimento a Pessoas com deficiência; auditório multimídia e salas de aula. Localizado na Rua Doutor Sílvio Henrique Braune, 22. Centro – Nova Friburgo – RJ. CEP: 28625-650. Telefone: (22) 2528-7166. - Atividades de educação em saúde nas Instituições Parceiras: Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, localizada na Rua Souza Cardoso, 403 - Centro, Nova Friburgo - RJ, 28625-520. AFAPE - Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando, localizada na Avenida José Pires Barroso, 1001 - Olaria, Nova Friburgo - RJ. Telefone: (22) 2522-8608. Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado Público (CCAEEP) na Escola Estadual Municipalizada de Educação Especial Neusa Goulart Brizola, localizada na Alameda Eduardo Guinle, 54 Paissandu. Centro. CEP:28625-130. Nova Friburgo - RJ. (22) 2527-1174
Objetivo
OBJETIVO GERAL: - Promover o cuidado em saúde bucal com abordagem centrada na pessoa com deficiência e sua família/cuidadores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Promover a saúde bucal, considerando as questões relacionadas à saúde e ao contexto individual, familiar e psicossocial, com abordagem centrada na pessoa; - Identificar as dificuldades e demandas de saúde bucal e prestar os atendimentos, orientações, e esclarecimentos necessários; - Promover atividades continuadas de educação em saúde e atendimento odontológico para os participantes; - Contribuir para a promoção de saúde e qualidade de vida relacionada à saúde bucal dos participantes; - Oferecer subsídios teórico-práticos para a formação de acadêmicos de Odontologia para a atuação generalista, interprofissional, inclusiva e abrangente; - Contribuir para o exercício de cidadania e solidariedade dos discentes participantes; - Aproximar a Universidade da sociedade e público-alvo.
Resumo
Na atenção à saúde bucal, a inclusão social de pessoas com deficiência (PcD) pode ser vislumbrada em propostas centradas na pessoa e família/cuidador, especialmente na pandemia de COVID-19, que evidencia a maior vulnerabilidade das PcD, incluindo o acesso restrito a serviços de saúde. Este Projeto objetiva promover o cuidado em saúde bucal com abordagem centrada na pessoa com deficiência e sua família/cuidadores, além de promover a sensibilização e aperfeiçoamento técnico-científico de acadêmicos para atuarem de forma interprofissional e interdisciplinar com prática profissional que considere os aspectos biopsicossociais da vida deste público-alvo. Os participantes serão PcD atendidas pelo Instituto de Saúde de Nova Friburgo da UFF. A equipe é composta por docentes, servidor e discentes dos três cursos do ISNF. Serão realizadas orientações e tratamento odontológico dos problemas bucais, além de atividades de educação em saúde para os participantes e famílias. O projeto todos os anos tem promovido a saúde bucal dos participantes com abordagem centrada na pessoa, além da aproximação com a comunidade e integração ensino-serviço-pesquisa, incluindo práticas representativas da realidade social.