Rede RU: estratégias para a unificação de políticas institucionais de alimentação e nutrição no ambiente universitário.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Muriel da Silva Carneiro
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
404498.2247.153242.01042024
Departamento/Setor:
MNS
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público-alvo a ser atendido pelo projeto será composto por discentes de graduação em nutrição, servidores técnicos-administrativos técnico em nutrição e dietética, nutricionista e servidores docentes ou técnicos-administrativos, que sejam gestores de restaurantes universitários de instituições de ensino público superior do Brasil. Técnico em nutrição e dietética, nutricionista trabalhadores da iniciativa privada. Alunos de graduação do curso de nutrição das universidades públicas e privadas.
Local de atuação:
O projeto será realizado em ambiente virtual, nas dependências da Universidade Federal Fluminense e demais universidades colaboradoras: Universidade Federal do Pará e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás- Campus Formosa.
Objetivo
Objetivo Geral Promover a troca de saberes entre restaurantes universitários, nas instituições públicas de ensino superior, das diferentes regiões do Brasil, através da manutenção da rede de comunicação criada entre discentes de graduação e pós-graduação em nutrição, técnicos em nutrição e dietética, nutricionistas, e gestores dos mesmos. Objetivos Específicos Conhecer o funcionamento dos restaurantes universitários e seus modelos de gestão nas diferentes regiões do Brasil; Identificar as necessidades de aperfeiçoamento nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e gestores dos restaurantes universitários, pertinente aos diversos temas que circundam a gestão dos mesmos; Fortalecer o ambiente virtual criado para troca de experiências e construções coletivas sobre temas em alimentação coletiva e políticas de alimentação e nutrição no ambiente universitário; Elaborar conteúdo de caráter educativo, referente aos diversos temas que circundam a gestão de restaurantes universitários, a ser compartilhado em mídia digital; Promover cursos de escrita científica para discentes de graduação em nutrição, sobre a temática de gestão de restaurantes universitários.
Resumo
No Brasil, há mais de 130 universidades estaduais e federais, demandando alimentos regularmente para seus Restaurantes Universitários (RUs). Os RUs são espaços de prática do Direito Humano à Alimentação Adequada e fazem parte do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa à permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica na universidade até a conclusão da graduação de ensino superior. A partir de 2007, com a implantação do REUNI, iniciou-se o processo de readequação funcional de servidores ao quadro para a gestão eficiente e eficaz dessas unidades de alimentação e nutrição (UAN). As redes sociais adentraram também o meio institucional, ultrapassaram o âmbito acadêmico/científico. É crescente o número de pessoas conectadas a objetivos específicos, ou apenas pelo prazer de trazer à tona ou desenvolver uma rede de relacionamentos. Isso é possibilitado por um software social que, com uma interface amigável, integra recursos além dos da tecnologia da informação. Dessa forma considerando as inerentes características das redes sociais: uma estrutura sem fronteiras; uma comunidade não geográfica; um sistema de apoio ou um sistema físico que se pareça uma rede, associado a característica continental brasileira o objetivo do projeto é facilitar a troca de saberes entre restaurantes universitários, nas instituições públicas de ensino superior, das diferentes regiões do Brasil, através da criação de uma rede de comunicação entre os alunos de graduação e pós-graduação em nutrição, técnicos em nutrição e dietética, nutricionistas e gestores dos mesmos.