Arte, experiências de vida e subjetividades de adolescentes das classes subalternas: assessoria e consultoria a sociedade civil e política
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Coordenador :
Isabel Cristina Chaves Lopes
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
404969.2247.90764.26032024
Unidade/Órgão Adm.:
ESR
Departamento/Setor:
SSC
Área Temática :
Cultura
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Adolescentes mulheres, de comunidades de periferia urbana e rural, que estejam matriculadas na escola.
Local de atuação:
Universidade Federal Fluminense Escolas Públicas Ongs Sindicatos Associações de Moradores Movimentos sociais
Objetivo
1-Realizar intervenções voltadas ao conhecimento da realidade cotidiana das adolescentes da classe-que-vive-do-trabalho, e desenvolvimento de ações educativas em torno dos direitos humanos das mulheres. 2-Produzir material teórico-prático para o trabalho junto às disciplinas Ética Profissional em Serviço Social, Estágio Supervisionado em Serviço Social, Arte e mediações ético -políticas do trabalho do/a assistente social, além do Grupo de Estudos em ética Profissional e Serviço Social (Getepss). 3-Desenvolver ações articuladas com a disciplina Arte e mediações ético -políticas do trabalho do/a assistente social , com o projeto de Apoio Acadêmico Intervenção social e artes integradas, com o Grupo de Estudos em ética Profissional e Serviço Social (Getepss) e outros projetos acadêmicos. 4-Desenvolver ações articuladas com as linhas de pesquisa do Nucems (Núcleo de Estudos em Cultura, Educação e Movimentos Sociais). 5- Contribuir com o aprofundamento de reflexões acerca da função social da universidade pública no Brasil e do lugar político da extensão acadêmica.
Resumo
A proposta de trabalho envolve a formação e organização de grupos de discussão e reflexão, compostos por adolescentes, prioritariamente do sexo feminino, que terão por objetivo reconhecer e debater questões relacionadas aos seus cotidianos a partir de suas experiências de vida, mediadas por instituições como família e escola. Neste processo, enfatiza-se a atenção para como as relações de gênero e o racismo atravessam estas experiências. Para o desenvolvimento dos trabalhos serão incorporadas atividades com artes na forma de recurso instrumental às intervenções. Através da relação, entre intervenção social e arte, pretende-se um melhor conhecimento da realidade objetiva/subjetiva das adolescentes, que seja orientador de processos de aprimoramento de trabalhos sociais. Intencionamos com esta experiência contribuições para processos de execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas, principalmente para a infância e adolescência, em uma perspectiva intersetorial, como estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 86.