Conectando a cidade partida: : O “Novo Ensino Médio”: perspectivas, possibilidades e impasses na voz de seus agentes
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Coordenador :
Marcelo Pereira de Mello
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
405313.2247.366709.03042024
Departamento/Setor:
GSO
Área Temática :
Educação
Tipo:
i equals 0
Local de atuação:
Esta programa se propõe a atuar qualitativamente numa escola estadual do ensino médio, para ajudar na compreensão e absorção dos impactos da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que modificou a estrutura curricular e a carga horária do ensino médio. Além disso, pretende avaliar os possíveis efeitos dessa reestruturação nas políticas de ingresso dos estudantes da rede pública de ensino nas universidades, especialmente por intermédio da política de cotas. Partimos da informação de que uma parcela pequena de estudantes das escolas da rede pública avança em seus estudos até a universidade. Observamos, também, que na composição dos alunos que preenchem as cotas universitárias, os alunos oriundos das escolas públicas se apresentam em proporção menor que outros subcotistas (étnico-racial, renda). Neste sentido, faz-se necessário entender de forma integrada as modificações propostas para o ensino médio e de que maneiras os professores, estudantes, familiares, membros da comunidade escolar em geral estão compreendendo e atuando com a nova legislação. Como a universidade pode contribuir? É possível avançar em políticas e medidas de estímulo à comunidade escolar para incentivar o maior ingresso dos estudantes da rede pública nas universidades? A pesquisa pretende entender a realidade do ensino médio na expectativa de contribuir para o acesso dos seus estudantes ao ensino superior no país.
Objetivo
I) Promover a oferta de informações sobre a universidade para estudantes do ensino médio com vistas a estimulá-los a ingressarem no ensino superior; II) Oferecer aos estudantes contato pessoal com profissionais bem sucedidos e que tenham trajetória de vida semelhante a deles; III) Estimular e facilitar o engajamento (inscrição) dos alunos nos exames seletivos para as universidades, especialmente as públicas, com foco no ENEM; IV) Oferecer conteúdo para discussões e elaboração de textos estruturados como nas redações dos exames seletivos.
Resumo
Esta programa se propõe a atuar qualitativamente numa escola estadual do ensino médio, para ajudar na compreensão e absorção dos impactos da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que modificou a estrutura curricular e a carga horária do ensino médio. Além disso, pretende avaliar os possíveis efeitos dessa reestruturação nas políticas de ingresso dos estudantes da rede pública de ensino nas universidades, especialmente por intermédio da política de cotas. Partimos da informação de que uma parcela pequena de estudantes das escolas da rede pública avança em seus estudos até a universidade. Observamos, também, que na composição dos alunos que preenchem as cotas universitárias, os alunos oriundos das escolas públicas se apresentam em proporção menor que outros subcotistas (étnico-racial, renda). Neste sentido, faz-se necessário entender de forma integrada as modificações propostas para o ensino médio e de que maneiras os professores, estudantes, familiares, membros da comunidade escolar em geral estão compreendendo e atuando com a nova legislação. Como a universidade pode contribuir? É possível avançar em políticas e medidas de estímulo à comunidade escolar para incentivar o maior ingresso dos estudantes da rede pública nas universidades? A pesquisa pretende entender a realidade do ensino médio na expectativa de contribuir para o acesso dos seus estudantes ao ensino superior no país.