Coordenador : Lurdes Perez Oberg
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 406528.2247.216499.24112024
Departamento/Setor: CGP
Área Temática : Saúde
Tipo: i equals 0
Local de atuação: Desdobramentos de uma experiência de estágio: desafios e possibilidades do trabalho das (os) psicólogas(os) nos Centros de Referência de Assistência Social. Este projeto tem como objetivo priorizar os principais desdobramentos que ocorrem no estágio em Psicologia Comunitária e Assistência Social. A partir de questões que são problematizadas neste estágio, realiza-se um trabalho de campo e/ou entrevistas pelos (as) discentes da discplina de Psicossociologia (quarto período da Graduação) e Psicologia e Comunidade (quinto período da Graduação) com psicólogas/os, profissionais e usuárias (os) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS E CREAS) e instituições de acolhimento de Campos dos Goytacazes. O trabalho da(o) psicóloga(o) no SUAS ainda é recente no Brasil, podendo este projeto favorecer a formação da(o) discente no campo das política pública de assistência social. Outros desdobramentos do estágio como trabalhos de conclusão de curso e a pesquisa da coordenadora poderão estar vinculados a este projeto de extensão. A experiência anterior do projeto de extensão 'Rodas de Conversa para psicólogos que trabalham no CRAS/CREAS de Campos' realizado, em 2015, foi fundamental para dar seguimento a essa proposta. Os encontros serão planejados entre os extensionistas, os participantes são voluntários e devem ser mantidos e informados os sigilos das informações. Considera-se, ainda, que na assistência social evidencia-se às questões do racismo estrutural e outras problemáticas da sociedade brasileira e por esse motivo, deve-se colocar em análise neste trabalho.
Objetivo
Objetivo Geral - Este projeto tem como objetivo geral priorizar os principais desdobramentos que ocorrerão no estágio em Psicologia Comunitária e Assistência Social, que consiste em realizar um trabalho de campo e/ou entrevistas com psicólogas/os do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS E CREAS) e instituições de acolhimento de Campos dos Goytacazes. - Apostar em aspectos novos que surgiram nas práticas profissionais de psicólogos a partir da promulgação da Constituição de 1988, criando analisadores sobre a prática destes profissionais nos Centros de Referência de Assistência Social e/ou Centros de Referências Especializado de Assistência Social. - Refletir sobre a leitura de autores e autoras negras (os) que além de revelarem o racismo estrutural brasileiro, distanciam-se do eixo de produção de conhecimento eurocêntrico. Objetivos Específicos -Fortalecer a relação da universidade e dos discentes de Psicologia com as políticas públicas. -Propiciar uma articulação da disciplina Psicossociologia e Psicologia Comunitária com a Política Nacional de Assistência Social. -Valorizar práticas profissionais comprometidas com a transformação e o desenvolvimento social. -Reconhecer a importância de uma relação de integração entre saber científico e saber popular nas práticas profissionais. -Acolher as dificuldades e impasses de profissionais psicólogos que lidam com situações complexas de risco, violência, abuso sexual, exploração do trabalho infantil, etc. -Propiciar ao aluno de Psicologia o conhecimento da experiência de profissionais inseridos nas políticas de Proteção Social Básica e na de Proteção Social Especial. -Valorizar uma produção de conhecimento periférica que poderá emergir a partir das rodas de conversa. - Fazer a devolução deste trabalho para a comunidade, a universidade e os profissionais da assistência social envolvidos com esta proposta, no município de Campos de Goytacazes.
Resumo
Desdobramentos de uma experiência de estágio: desafios e possibilidades do trabalho das (os) psicólogas(os) nos Centros de Referência de Assistência Social. Este projeto tem como objetivo priorizar os principais desdobramentos que ocorrem no estágio em Psicologia Comunitária e Assistência Social. A partir de questões que são problematizadas neste estágio, realiza-se um trabalho de campo e/ou entrevistas pelos (as) discentes da discplina de Psicossociologia (quarto período da Graduação) e Psicologia e Comunidade (quinto período da Graduação) com psicólogas/os, profissionais e usuárias (os) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS E CREAS) e instituições de acolhimento de Campos dos Goytacazes. O trabalho da(o) psicóloga(o) no SUAS ainda é recente no Brasil, podendo este projeto favorecer a formação da(o) discente no campo das política pública de assistência social. Outros desdobramentos do estágio como trabalhos de conclusão de curso e a pesquisa da coordenadora poderão estar vinculados a este projeto de extensão. A experiência anterior do projeto de extensão 'Rodas de Conversa para psicólogos que trabalham no CRAS/CREAS de Campos' realizado, em 2015, foi fundamental para dar seguimento a essa proposta. Os encontros serão planejados entre os extensionistas, os participantes são voluntários e devem ser mantidos e informados os sigilos das informações. Considera-se, ainda, que na assistência social evidencia-se às questões do racismo estrutural e outras problemáticas da sociedade brasileira e por esse motivo, deve-se colocar em análise neste trabalho.