Da invisibilidade à resistência: narrativas, reflexões e proposições de professoras e professores de bebês e crianças pequenas
Enviar um e-mail
Coordenador :
Fernanda Ferreira Montes
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
407427.2247.58798.03052024
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Alunos da FEUFF, professores universitários envolvidos com o tema da educação infantil, professores de educação infantil
Local de atuação:
Niterói
Objetivo
Rodas de conversas com professoras e professores de bebês para debater sobre: 1- A noção de infância na atualidade 2- A temporalidade da infância e a Educação Infantil 3- As rotinas na escola de ed. infantil 4- O infantil presente no adulto Estudos teóricos sobre: 1. O conceito de infantil na psicanálise 2. O desenvolvimento infantil/ a constituição subjetiva 3. infância e trauma Confecção de relatórios
Resumo
O projeto de extensão tem por objetivo refletir sobre a concepção de Infância e Educação, considerando a temporalidade infantil em espaços coletivos de educação. Numa perspectiva da ética do cuidado, a atenção à temporalidade infantil, não cronológica, é fundamental para o direcionamento das práticas. O que seria uma formação, com foco nas práticas, em diálogo com a ética do cuidado? Como se manifestam gestos do cuidar numa dimensão ética? Alguns autores (como Winnicott, Ferenczi, entre outros) e conceitos nos ajudam a sustentar esse diálogo. Ressaltaremos as noções de ética, temporalidade, cuidado, alegria, ambiente, mutualidade, criatividade e rotinas para pensar espaços de formação menos homogêneos e mais dialógicos e plurais