Coordenador : Fernanda Ferreira Montes
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 407427.2247.58798.03052024
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da FEUFF, professores universitários envolvidos com o tema da educação infantil, professores de educação infantil
Local de atuação: Niterói
Objetivo
Rodas de conversas com professoras e professores de bebês para debater sobre: 1- A noção de infância na atualidade 2- A temporalidade da infância e a Educação Infantil 3- As rotinas na escola de ed. infantil 4- O infantil presente no adulto Estudos teóricos sobre: 1. O conceito de infantil na psicanálise 2. O desenvolvimento infantil/ a constituição subjetiva 3. infância e trauma Confecção de relatórios
Resumo
O projeto de extensão tem por objetivo refletir sobre a concepção de Infância e Educação, considerando a temporalidade infantil em espaços coletivos de educação. Numa perspectiva da ética do cuidado, a atenção à temporalidade infantil, não cronológica, é fundamental para o direcionamento das práticas. O que seria uma formação, com foco nas práticas, em diálogo com a ética do cuidado? Como se manifestam gestos do cuidar numa dimensão ética? Alguns autores (como Winnicott, Ferenczi, entre outros) e conceitos nos ajudam a sustentar esse diálogo. Ressaltaremos as noções de ética, temporalidade, cuidado, alegria, ambiente, mutualidade, criatividade e rotinas para pensar espaços de formação menos homogêneos e mais dialógicos e plurais