VII Semana de Psicologia da UFF/Campos: Psicologia pelos acessos: construindo caminhos para a garantia de direitos sociais
Enviar um e-mail
Coordenador :
Livia Borges Hoffmann Dorna
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408038.2247.391225.23102024
Departamento/Setor:
CPS
Área Temática :
Educação
Tipo:
Eventos
Publico Alvo :
Estudantes de Psicologia da UFF e outras instituições de Ensino Superior. estudantes de outros cursos de Graduação que tenham interesse na Temática do evento. Estudantes de Pós-Graduações das Universidades de Campos e região. Professores interessados nas temáticas.
Local de atuação:
Instituto de Desenvolvimento Regional e Ciências da Sociedade
Objetivo
A partir da temática proposta, espera-se ampliar o debate acerca da importância de psicologias politicamente engajadas na luta pela transformação do social, entrelaçando os conteúdos vistos ao longo da formação com as problemáticas cotidianas, especialmente na realidade fluminense. Almeja-se ainda contribuir para a formação dos estudantes a partir da junção de temas curriculares e extracurriculares, integrando pesquisa, ensino e extensão. O projeto proporciona ainda o fortalecimento das relações entre discentes em diversos períodos da graduação e, consequentemente, permite a expansão das trocas interdisciplinares. Favorece, enfim, troca formativa entre estudantes e profissionais de outras instituições no contexto regional norte-fluminense.
Resumo
A Semana da Psicologia é um evento anual que tem como proposta a integração entre os diferentes saberes das psicologias entorno de um tema gerador. A partir de uma temática central e por meio de palestras, mesas, minicursos, seminários, rodas de conversa e outros dispositivos, que acontecem ao longo de cinco dias de encontros, é possível estabelecer debates, acolher novas ideias e promover experimentações dentro da universidade. O evento é organizado pelos estudantes, com apoio de professores do curso de Psicologia de Campos dos Goytacazes e incentivo à ampla participação de todo a comunidade acadêmica, partindo da premissa de que o conhecimento precisa ser construído coletivamente. Espera-se que o evento possa: ampliar o debate entre os conteúdos da formação psi e as problemáticas enfrentadas nas práticas cotidianas; contribuir para a integração entre temas da grade curricular e extracurriculares; fortalecer as relações entre discentes de diversos períodos; expandir as trocas interdisciplinares.