Inovação e Tecnologias Sociais: desenvolvendo possibilidades de empreendedorismo social na universidade
Enviar um e-mail
Coordenador :
Daniella Munhoz da Costa Lima
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408115.2247.353538.31052024
Departamento/Setor:
STE
Área Temática :
Trabalho
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Estudantes da Graduação em Processos Gerencias - ênfase em Empreendedorismo e do Minor em Empreendedorismo e Gestão. Mestrandos do Programa de Pós Graduação em Administração -UFF (PPGAd). As comunidades que podem ser impactadas por ações desenvolvidas no âmbito do projeto também são consideradas público, embora não seja possível mensurá-las nesse momento.
Local de atuação:
As atividades do projeto ocorrerão nos espaços de trabalho dos docentes vinculados ao projeto dentro do Departamento de Emprrendedorismo (STE) e em ambientes virtuais disponíveis para a comunidade universitária da UFF
Objetivo
1) Realizar levantamento de empreendimentos sociais nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá; 2) Realizar diagnóstico dos problemas, oportunidades e desafios para iniciativas de impacto social; 3) Realizar levantamento na literatura acadêmica de modelos de mensuração para projetos de impacto social; 4) Desenvolver modelos de projetos e propostas de mensuração para empreendimentos sociais; 5) Elaborar um portfólio de instrumentos e ferramentas que possam auxiliar empreendedores sociais no desenvolvimento e implementação de seus empreendimentos.
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo principal envolver estudantes da graduação e pós-graduação nas temáticas de empreendedorismo social e de inovação e tecnologias sociais, levantando bibliografias, metodologias e possibilidades de abordagem interdisciplinar na graduação tecnológica de Processos Gerencias da UFF e na pós-graduação em Administração (PPGAd-UFF). Para isso, pretende-se, inicialmente, avaliar modelos de mensuração para projetos de impacto social e elaborar metodologias para o desenvolvimento de empreendimentos sociais. A partir daí, espera-se elaborar um portfólio de instrumentos e ferramentas que possam auxiliar empreendedores sociais no desenvolvimento e implementação de seus empreendimentos. Entre as ações iniciais previstas no projeto estão realizar um mapeamento de iniciativas de empreendimentos sociais em instituições dos Municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá nos e o levantamento das métricas utilizadas por esses empreendimentos. Pretende-se ainda analisar editais e outras formas de incentivos no âmbito do STE e da UFF para fomentar iniciativas de empreendedorismo social e orientar e capacitar o aluno a participar de editais externos e auxiliar comunidades locais na implementação de projetos de impacto social. Espera-se, assim, contribuir para formação profissional e cidadã de estudantes de graduação e pós-graduação, oportunizando a aproximação com o tema do empreendedorismo social e oferecendo instrumental para os que desejem desenvolver ações nessa área.