Situação vacinal dos discentes ingressantes no curso de medicina de instituições públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro
Enviar um e-mail
Coordenador :
Cláudia Lamarca Vitral
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408297.2247.71849.04072024
Departamento/Setor:
MIP
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
A ação de extensão será realizada no Instituto Biomédico para os discentes de medicina da UFF e online pela Plataforma do Google Meet com os discentes de medicina da UERJ.
Objetivo
Objetivo Geral Desenvolver atividades interativas sobre vacinas e carteira de vacinação com discentes ingressantes no Curso de Medicina de universidades públicas de ensino, visando capacitá-los para serem veiculadores de notícias verdadeiras sobre o tema, bem como esclarecedores de dúvidas, em ações junto a população por meio das redes sociais e no atendimento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde conveniadas com suas universidades. Objetivos Específicos •Avaliar a situação vacinal dos estudantes ingressantes do curso de medicina da UFF e da UERJ em 2024 para as vacinas indicadas para os adultos e para os PAS; •Promover um fórum de discussão com os acadêmicos de medicina, para debater o tema Vacinas e Carteira de Vacinação, visando capacitá-los sobre o tema para que cada discente possa atuar na veiculação de informações sobre a importância da vacinação e de manter a carteira de vacinação em dia; •Produzir conteúdo informativo sobre Vacinas e Carteira de Vacinação (postagens, podcasts, tik toks) para postagens em perfis do Instagram @uffavacinei e @viro_uff, bem como atuar no esclarecimento dúvidas enviadas pelos seguidores desses perfis e canais.
Resumo
A imunização representa uma das intervenções de maior êxito na saúde pública para o controle de doenças infecciosas. Infelizmente, tem havido dúvidas da população quanto à segurança das vacinas resultaram em uma cobertura vacinal insuficiente. Como resultado, tivemos o retorno de doenças que estavam controladas, como o sarampo. Segundo a OMS, a hesitação em vacinar-se representa uma das 10 maiores ameaças à saúde global. Uma maior compreensão sobre o tema pelos estudantes de medicina é necessária não somente pela importante prática do autocuidado e atitudes preventivas, mas sobretudo em prol de seus futuros pacientes, como verdadeiros educadores em saúde que são, uma vez que profissionais da área da saúde (PAS) representam a pedra angular dos programas de vacinação. Este projeto tem como objetivo avaliar a situação vacinal de discentes ingressantes no Curso de Medicina da UFF e da UERJ, bem como o conhecimento sobre doenças imunopreveníveis, vacinas e hesitação vacinal e o seu impacto na cobertura das vacinas indicadas para adultos e PAS. Este projeto faz parte da ação implementada pela Coordenação do Curso de Medicina da UFF Monitoramento contínuo de indicadores de saúde e completude vacinal dos discentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Este monitoramento visa acompanhar os discentes da entrada na universidade até o seu ingresso no internato. Os discentes ingressantes participarão de uma atividade integradora sobre vacinas e carteira de vacinação sobre indicadores de saúde física e mental, bem como sobre a situação vacinal a partir da avaliação individual de suas carteiras de vacinação.