3º Seminário de Pesquisa A organização profissional dos operadores do Direito: As Políticas Antirracistas e o Direito Antidiscriminatório
Enviar um e-mail
Coordenador :
Pedro Heitor Barros Geraldo
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408600.2247.232608.30072024
Departamento/Setor:
DSP
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Eventos
Publico Alvo :
Para o 3º Seminário de Pesquisa A Organização Profissional dos Operadores do Direito: As Políticas Antirracistas e o Direito Antidiscriminatório, espera-se contar nos quatro dias de evento com cerca de 100 participantes presenciais, na sede do InEAC, e 265 participantes online, através da transmissão ao vivo pelo YouTube.
Local de atuação:
INSTITUTO DE ESTUDOS COMPARADOS EM ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
Objetivo
O racismo é um problema estrutural das instituições jurídicas do estado e se reproduz na sociedade brasileira de diversas formas. Neste sentido, o evento busca apoiar o desenvolvimento e aprimoramento de advogados negros e advogadas negras associados ao Instituto de Defesa da População Negra (IDPN). Além disso, buscar-se-á discutir os aspectos jurídicos na prática profissional dos operadores do direito, bem como explorar uma consciência acerca das relações raciais e a organização da justiça brasileira a fim de contribuir para a reflexão e o desenvolvimento de um direito antidiscriminatório. Por outro lado, em um contexto no qual movimentos antirracistas se destacam por apontar a reprodução de práticas inquisitórias e repressivas, o seminário assume uma posição de destaque e chama atenção para urgência em se preparar e mobilizar profissionais da área do direito com intuito de romper com práticas racistas no campo do direito. Por fim, para além da luta antirracista, o evento também estimulará a prática do pensamento reflexivo e da pesquisa científica, unindo os aspectos jurídicos e sociais da prática profissional, a partir das pesquisas e do conhecimento acumulado pela rede de pesquisadores do INCT-InEAC. E, de forma concomitante, o seminário traz como uma das suas propostas aproximar seus participantes do ambiente universitário, promovendo uma troca de experiências e imersão nas possibilidades de formação para além dos Cursos de Direito, integrando a comunidade acadêmica regional e nacional, especialmente em programas de pós-graduação que tenham tais preocupações em suas linhas de pesquisa.
Resumo
O evento será realizado pelo NSD/InEAC/UFF em parceria com o IDPN para aprimorar e desenvolver os conhecimentos jurídicos e sua interseção com as Ciências sociais, substituindo a tradição filosófica do campo do direito brasileiro para se tratar os problemas brasileiros contemporâneos pelos operadores do direito. Além disto, o evento promoverá a visibilidade das políticas antirracistas e o direito antidiscriminatório no campo do direito fluminense e no âmbito nacional acerca do funcionamento das instituições de justiça e segurança pública e com isto contribuir para o desenvolvimento de estratégias práticas nos contextos institucionais para a advocacia.