Coordenador : Nivea Maria da Silva Andrade
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408933.2247.192168.23082024
Departamento/Setor: PPGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Docentes de Escolás públicas municipais, estaduais e federais Discentes da Licenciatura em História da UFF
Local de atuação: Programa de pós-graduação em Educação da UFF
Objetivo
O presente projeto de Extensão, estabelecendo vínculos entre a universidade e a escola básica, tem como objetivo: a) provocar experiências de ampliação e tensionamento tanto das redes educativas de docentes da educação básica, como de discentes de graduação e pós-graduação. b) promover um diálogo que busque refletir sobre os currículos escolares para além dos conteúdos prescritos. d) provocar e democratizar experiências de acesso a espetáculos culturais, seguida de rodas de conversas sobre os desdobramentos destas experiências na formação curricular das escolas.
Resumo
Reconhecendo os currículos escolares e acadêmicos para além dos conteúdos prescritos e separados por disciplinas, o projeto de Extensão Estudos perambulantes: processos de produção do conhecimento das juventudes e infâncias para além dos muros da instituição de ensino, ou resumidamente ‘Estudos perambulantes’ como tem sido chamado, visa promover aulas-passeio (Freinet, 1969) que provoquem reflexões sobre os processos de produção do conhecimento em espaços não escolares. PAra estas reflexões, estas aulas passeios serão realizadas por: a) docentes da Educação Básica Pública; b) estudantes de licenciatura em História; c) estudantes da educação básica; d) pós-graduandos do Programa de pós-graduação em Educação. Estes encontros acontecerão em visitas a centro culturais, museus, teatros e outros equipamentos culturais com a proposta de provocar a reflexão sobre os processos de produção do conhecimento além da ocupação e apropriação política e cultural destes espaços por grupos historicamente excluídos do acesso a estes equipamentos. REdemocratizando o acesso à diferentes experiências culturais, o projeto de Extensão busca promover um diálogo entre docentes formados e em formação a cerca dos processos de aprendizado através das redes educativas que formam as subjetividades.