Coordenador : Maria Raimunda Penha Soares
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409920.2247.49234.04092024
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Professores das escolas do Quilombo da Machadinha (prioritariamente da Escola Maria Felizarda Maria Conceição Azevedo); do Quilombo da Rasa (prioritariamente da Escola Municipal Eva Maria da Conceição Oliveira) e de Quilombos localizados em Campos dos Goytacazes ; Gestores em educação dos municípios de Quissamã, Búzios e Campos dos Goytacazes e lideranças quilombolas da Região dos Lagos e Norte Fluminense.
Objetivo
Objetivo Geral: Impulsionar a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), em territórios da região dos lagos e norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Objetivos Específicos: -Promover uma formação que contemple: 1) as lutas por direitos das comunidades quilombolas no Brasil e das comunidades específicas do projeto, 2) o papel das comunidades quilombolas no processo de libertação no contexto atual e 3) a articulação entre conhecimentos científicos e os conhecimentos tradicionais produzidos nas comunidades envolvidas no projeto; -Possibilitar a formação continuada teórico/prática e conceitual em Educação Escolar Quilombola de professores, coordenação pedagógica, gestores escolares, educadores e lideranças quilombolas; -Contribuir com o aprofundamento dos conhecimentos históricos e valorização das culturas das Comunidades Quilombolas participantes do projeto, a partir da identificação dos saberes e práticas locais e inserção nas propostas educativas, especialmente na construção dos PPPs e dos projetos anuais das escolas de origem dos participantes; -Favorecer o estreitamento de relações entre Escola e Comunidade com vistas à maior participação da Comunidade Quilombola nas decisões dentro das escolas quilombolas; -Promover a produção de materiais pedagógicos, contextualizados às realidades, que dialoguem com a aplicação da lei 10.639/2003 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, conforme a Resolução de Nº 8 de 20 de novembro de 2012. -Promover práticas pedagógicas que possibilitem que estudantes quilombolas se reconheçam enquanto sujeitos históricos e, portanto, dotados de memória, identidades e trajetórias específicas que precisam ser valorizadas, mobilizando para a garantia e luta por direitos territoriais das comunidades envolvidas. -Promover articulação entre a Universidade Federal Fluminense, Instituto Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Secretarias Municipais de Educação e Comunidades Quilombolas da região dos Lagos e Norte Fluminense em processos de Implementação das DCNEEQ e PNEERQ; -Compartilhar e difundir saberes sobre educação e cultura quilombola e trajetórias negras, afim de subsidiar a educação antirracista;
Resumo
Trata-se do segundo Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escola Quilombola para a Região dos Lagos e Norte Fluminense. O Curso de Aperfeiçoamento visa contribuir com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) e da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Tem como objetivo a formação/aperfeiçoamento de professores/as, gestores/as, coordenadores/as e lideranças quilombolas das escolas e comunidades quilombolas da Região dos Lagos e Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Identifica-se nestas regiões comunidades quilombolas, que têm se deparado com conflitos territoriais diversos e ausência de políticas públicas, mas que tem resistido diante deste cenário. É recorrente a afirmação, por parte de lideranças quilombolas, que professores e gestores destas escolas, localizadas em seus territórios ou que atendem estudantes quilombolas, não conhecem a história, a memória e a luta das comunidades com as quais trabalham e, muitas vezes, reproduzem falas e concepções sobre as mesmas que não correspondem à realidade, reproduzindo inclusive perspectivas coloniais e de racismo institucional. Um curso de aperfeiçoamento que impulsione a implementação das DCNEEQ é extremamente necessário e poderá contribuir no fortalecimento regional de comunidades envolvidas. Esta proposta atenderá de modo direto professores das escolas do Quilombo da Machadinha; Quilombo da Rasa e Quilombos situados no município de Campos dos Goytacazes. Também alcançará os gestores em educação dos municípios de Quissamã, Armação dos Búzios e Campos, bem como lideranças Quilombolas da Região dos Lagos e Norte Fluminense.