Coordenador : Fernanda Serpa Cardoso
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 734.1.2024
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Redes sociais: endereco:fernandaserpa@id.uff.br
Objetivo
GERAL Proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social da cidade Niterói a identificação de seus talentos e oferecer o suporte pedagógico para o desenvolvimento dos mesmos ESPECÍFICOS Proporcionar aos alunos oriundos de escolas públicas de Niterói e os atendidos pela Associação Casa do João a oportunidade de uma avaliação psicológica para o diagnóstico de comportamento superdotado Encaminhar os alunos identificados com comportamento superdotado para o grupo DIECI UFF que faz atendimento específico para esse público Auxiliar no apoio escolar na Associação Casa do João de forma a resgatar conteúdos bases cuja ausência durante o processo de pandemia prejudicam o avanço dos alunos Ofertar oficinas pedagógicas para os alunos da Associação Casa do João como forma de fomentar o desenvolvimento dos diversos talentos entre os atendidos
Resumo
Em estudo realizado pelo UNICEF intitulado Pobreza na Infância e na Adolescência foi apontado que as privações a direitos básicos como educação informação água saneamento moradia e proteção contra o trabalho infantil impactam na vida de mais de 60 de crianças e jovens de zero a 18 anos no Brasil Essa análise traz informações graves no que diz respeito à condição de vida dessa faixa etária e os números apontados provocam a necessidade de identificar aspectos importantes a serem considerados em estudos que tratam dos grupos sociais em vulnerabilidade Importante ressaltar que tais aspectos corroboram para que potenciais talentos dessas crianças e jovens não sejam reconhecidos eou estimulados uma vez que as condições precárias a que são submetidas reforçam ainda mais sua invisibilidade Para além do não desenvolvimento cognitivo das diferentes inteligências das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade é comum a defasagem idadesérie escolar culminando com o abandono da escola Desta forma as atividades do projeto propõem realizar avaliações que identifiquem crianças e adolescentes com comportamento superdotado em escolas públicas e na Associação Assistencial Educacional e Cultural Casa do João que atende crianças e jovens oriundos de várias comunidades carentes de Niterói Após as avaliações que serão realizadas no espaço Escola de Inclusão da UFF os alunos identificados com comportamento superdotado serão encaminhados para o programa de atendimento do grupo DIECI UFF Além disso serão realizadas atividades de reforço escolar na Associação Casa do João com o intuito de diminuir a defasagem de conteúdos apresentados pelos alunos assistidos