Inscrições on-line

Os certificados estarão disponíveis aos participantes somente após a confirmação da presença e da sua participação na atividade. Após a confirmação, os certificados estarão liberados para download em www.extensao.uff.br/certificado. Atenção: Certificados e inscrições de atividades extensionistas que não sejam produzidos e/ou emitidos pelo sistema da Pró-Reitoria de Extensão não são reconhecidos pela Universidade Federal Fluminense e, portanto, não possuem qualquer valor legal para efeitos de comprovação.

Baixe seus certificados em: www.extensao.uff.br/certificado

Coordenador, veja os procedimentos para requisitar a abertura de inscrições online: Clique aqui


Jan 06 Seg

Grupo de estudos - NuPEDEN Book Club - A Geração Ansiosa: Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais.

Dia: 6 a 20 / 1 - Horário: 18:00 às 19:30
Local: Caso a inscrição seja deferida, o link de acesso será enviado aos participantes inscritos por e-mail

Inscreva-se aqui!
90 Vagas disponíveis.

Descrição:
No Book Club, a proposta é debater diferentes tópicos das neurociências por meio da leitura de um livro (não didático) e sua discussão. Com essa atividade semanal, pretende-se que os participantes desbravem novos conhecimentos, estabeleçam ass...ler mais
No Book Club, a proposta é debater diferentes tópicos das neurociências por meio da leitura de um livro (não didático) e sua discussão. Com essa atividade semanal, pretende-se que os participantes desbravem novos conhecimentos, estabeleçam associações com a área das neurociências e, sobretudo, cultivem o hábito da leitura. As vagas são limitadas para garantir uma dinâmica enriquecedora de troca e discussão, utilizando como base um enredo literário, seus desdobramentos e as possíveis conexões com a neurociência. Na nossa 6ª edição, discutiremos o livro “A Geração Ansiosa: Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais”, do psicólogo social Jonathan Haidt. Essa obra nos convida a refletir sobre a “reconfiguração da infância”, como propõe o autor. Haidt realizou uma extensa pesquisa sobre o impacto do uso de dispositivos eletrônicos, incluindo redes sociais, por crianças e adolescentes em diferentes partes do mundo, apresentando dados que revelam a relação entre esse fenômeno e o aumento das taxas de transtornos mentais a partir de 2010. “O autor argumenta que a “infância baseada no brincar” começou a declinar na década de 1980, sendo gradualmente substituída pela “infância baseada no celular”. Essa hiperconectividade tem alterado o desenvolvimento social e neurológico dos jovens, provocando consequências como privação de sono, isolamento social, fragmentação da atenção e comportamentos aditivos”. Além de diagnosticar os problemas, Haidt propõe soluções práticas para pais, educadores, gestores, empresas de tecnologia e governos, com o objetivo de promover a saúde mental de crianças e adolescentes. P.S.1: Para os participantes que /frequentarem o book club com no mínimo 75% de frequência, serão emitidos certificados de participação pela @proexuff que poderão ser utilizados para acreditação de horas de atividades complementares, por exemplo. P.S. 2: Este evento é gratuito, o que leva as pessoas a se inscreverem assim que tomam conhecimento da atividade. Contudo, o número de vagas é limitado a 20, para garantir uma boa discussão e interação entre os participantes. Caso tenha dúvidas se terá disponibilidade para participar, por favor, não se inscreva. Deixe a oportunidade a quem poderá, de fato participar. Teremos outras oportunidades para discussão. ...ler menos

1 Ofertas de Atividades

Universidade Federal Fluminense - UFF

Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão

"A instituição teve a coragem de levar a palavra extensão universitária à última instância e teve nesse momento a ousadia de dizer para aqueles que acreditam que o Brasil seria melhor com o estado mínimo que o país só será melhor com o estado máximo. Máximo em educação, máximo em esporte, máximo em cidadania, em solidariedade, em respeito ao servidor público."

- Antonio Cláudio da Nóbrega
Reitor da UFF.

"Na transformação da instituição em uma universidade de grande porte, com uma extensão muito forte, e também voltada à pesquisa, capacitando a gente a estar entre as melhores. Temos hoje não só o maior número de alunos de graduação inscritos, mas também somos uma das melhores do país em ensino, pesquisa e extensão. Temos que celebrar isso!"

- Fabio Barboza Passos
Vice Reitor da UFF

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.(...)”. (FORPROEX, 2012)"

- Leila Gatti Sobreiro
Pró-Reitora de Extensão