Tarkovsky leitor de Dostoievski
A obra de Andrei Tarkovsky (192-1986) é um exemplo notável de síntese orgânica entre expressividade artística e profundidade filosófica. Dessa forma, parece ser impossível compreender as suas obras, concent
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Tarkovsky leitor de Dostoievski
A obra de Andrei Tarkovsky (192-1986) é um exemplo notável de síntese orgânica entre expressividade artística e profundidade filosófica. Dessa forma, parece ser impossível compreender as suas obras, concentrando as atenções apenas ao seu significado artístico e sem levar em consideração as ideias filosóficas nelas contidas.
As origens da filosofia de Tarkovsky são bem conhecidas: O seu pai, Arseni Tarkovsky, foi um dos últimos grandes representantes da cultura da "idade de prata", cuja poesia abordava as mais complexas questões da existência humana, sendo fácil encontrar nela a influência da tradição filosófica russa, o que acabou por incutir um interesse pela filosofia e um enorme conhecimento do pensamento filosófico russo em seu filho, que, já na segunda metade do século XX, se tornou um dos mais brilhantes representantes da cultura filosófica russa.
Tarkovsky era profundo conhecedor das obras dos mais importantes filósofos russos do início do século XX: Berdyaev, Shestov, Rozanov, entre outros. Mas, a filosofia da "Idade de Prata" não pode ser compreendida sem o entendimento das matrizes da filosofia do século XIX, que foi marcada de forma determinante pelas ideias de Dostoiévski, sendo essa tradição filosófica russa abraçada de forma muito orgânica e plena por Tarkovsky, que chamava a atenção para a posição central de Dostoiévski na cultura russa dos últimos dois séculos.
Não há dúvida de que a criatividade artística e a compreensão filosófica do mundo de Dostoiévski foram de grande importância para Tarkovsky. Isso pode ser evidenciado de forma clara em seu diário, chamado de “Diário do martírio".
Em um primeiro momento, Tarkovsky sentiu-se mais atraído não pelas obras do autor de forma individual, mas por todo o seu mundo artístico e pela sua visão filosófica de mundo, compreendendo de forma clara o seu significado para toda a filosofia russa do final do século XIX, início do XX.
Tarkovsky via a religião como o centro da visão filosófica do mundo do escritor. Várias passagens em seu diário são dedicadas à apresentação dos pontos de vista de Tarkovsky sobre a religião e a sua importância para a sociedade, podendo ser consideradas uma representação direta das ideias de Dostoiévski.
Podemos de certa forma dizer que conforme as ideias e imagens de Dostoiévski foram causando impacto crescente nas obras de Tarkovsky, penetrando cada vez mais no seu tecido artístico, a produção de um filme dedicado especificamente a Dostoiévski se tornava menos importante. A obra de Tarkovsky passava a ser cada vez mais saturada de ideias filosóficas e imagens artísticas extraídas das obras do autor.
Entre as ideias filosóficas de Dostoiévski, presentes na obra de Tarkovsky, temos a compreensão da fé religiosa e do seu significado para a vida humana e o seu conceito de imortalidade, interpretado assim como um elemento central da visão cristã do mundo.
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